domingo, 4 de outubro de 2009

Sporting 0 - Os Belenenses 0

Leão marca passo em Alvalade (foto ASF)

Desilusão em Alvalade. O Sporting não foi além de igualdade sem golos no «derby» com o Belenenses, num jogo em que ficou evidente o nervosismo dos leões, agora a dez pontos do líder Sp. Braga.

Com minutos iniciais de futebol dinâmico e veloz, a equipa leonina parecia decidida a lançar-se para exibição de qualidade, ameaçando o golo logo no dealbar do jogo, por Hélder Postiga. Puro engano.

O avançado acabaria por ser o espelho da falta de inspiração que, com o passar dos minutos, se foi apoderando do futebol verde-e-branco. A dinâmica dos primeiros minutos esfumou-se – os passes mal medidos foram, então, uma constante – e foi preciso esperar pela meia-hora para ver novo lance de perigo junto da baliza ‘azul’. Hélder Postiga voltou a ser o protagonista, permitindo a defesa de Nelson quando tinha tudo para atirar para o fundo das redes.

O Belenenses apresentou-se personalizado em Alvalade. Com a lição bem estudada, a equipa orientada por João Carlos Pereira defendeu com segurança e dificultou sobremaneira a missão dos donos da casa. José Pedro ameaçou o golo a três minutos dos 45, com um remate cruzado que concluiu excelente iniciativa do capitão da formação do Restelo.

Antes, também os leões tinham levado o perigo à baliza de Nelson, com uma «bomba» de Grimi de meia distância, na sequência de um pontapé de canto, que obrigou o guarda-redes forasteiro a aplicar-se para contrariar evitar o que parecia ser um golo certo.

O «filme» da etapa complementar em pouco ou nada se alterou. O Sporting esteve sempre por cima, com mais posse de bola, mas a jogar sobre brasas. A turma leonina poderia ainda assim ter desfeito o ‘nulo’ – Hélder Postiga e Liedson ficaram perto de o fazer –, mas o nervosismo complicou a já de si complicada tarefa de contrariar a bem organizada defensiva belenense.

Contas feitas, os leões voltam a marcar passo e distam agora dez pontos do primeiro lugar da classificação, ocupado pelo Sp. Braga. Os adeptos não disfarçaram o descontentamento e despediram-se da equipa com assobios. O Belenenses fez por merecer a divisão de pontos, desfecho que não lograva em Alvalade há 21 anos.

Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço e Grimi; Adrien, Angulo (Yannick, 57), Vukcevic (Pereirinha, 57) e João Moutinho; Liedson e Hélder Postiga (Caicedo, 66)

Suplentes: Ricardo Batista, Pedro Silva, Saleiro e Nuno Reis

Belenenses: Nelson; Mano, Diakité, Beto e Tiago Gomes (Gabriel Gomez, 14); Celestino, Barge e José Pedro; Fredy (Fellipe Bastos, 85), Yontcha (Freddy Adu, 65) e Lima

Suplentes: Bruno Vale, Rodrigo Arroz, Igor e Cândido Costa

Disciplina: Cartão amarelo para Gabriel Gomez (20), José Pedro (68), Beto (71), Barge (84)

Ao intervalo: 0-0

Resultado final: 0-0

SPORTING :

«Somos os principais interessados em mudar o rumo» - Carlos Pereira

Carlos Pereira, que hoje substituiu Paulo Bento, lamentou o facto do Sporting não ter conseguido os três pontos. Elogiou a atitude dos jogadores e deixou a promessa de que estão «empenhados em mudar o rumo dos acontecimentos.»

«Temos que assumir que a situação não está como nós gostaríamos que estivesse, mas temos plena consciência de que a equipa trabalhou lutou. Realmente a haver um vencedor seria o Sporting, pelas oportunidades que criou, na segunda parte mais bem conseguida do que na primeira. Houve alguma falta de discernimento, o que acontece a todas as equipas do Mundo que têm altos e baixos», disse Pereira.

«A equipa tentou sempre dar uma boa resposta, mudar o rumo dos acontecimentos e o golo não apareceu por manifesta infelicidade, mas há que enaltecer os jogadores e o apoio dos adeptos, pena foi que não tivéssemos correspondido com um vitória.»

Mas deixa uma promessa: «Nós somos os principais interessados e empenhados para mudar o rumo dos acontecimentos e nós cá estamos para isto.»

Sobre os dez pontos de atraso sobre o líder Sp. Braga afirma: «Temos que nos preocupar connosco e preocupar em melhorar a situação e é isso que vamos fazer. Este grupo noutras ocasiões já demonstrou qualidade e carácter para dar a volta. Não estamos a pensar nos outros temos que pensar em nós, e o que vier vem por acréscimo. Toda a nossa estrutura está empenhadíssima mudar as coisas.»


OS BELENENSES :


«Não é um resultado fácil de obter» - João Carlos Pereira

João Carlos Pereira, técnico do Belenenses, enalteceu a atitude dos seus jogadores que vão demonstrando jogo a jogo a evolução, fruto disso foi ter conseguido travar o Sporting na sua própria casa (0-0).

«Não é um resultado fácil de obter, seria tentador estar aqui a dizer que apanhámos um Sporting menos bom, mas penso que tivemos um Sporting muito melhor do que o que vimos contra o Hertha», reconhece o técnico após o empate em Alvalade.

«Quero realçar a atitude e comportamento táctico da nossa equipa. Estes jovens deram uma boa imagem de evolução, fizerem uma exibição à Belenenses com muita determinação e coragem», elogia João Carlos Pereira.

«Foi o resultado possível diante de uma grande equipa e com um potencial enorme, que traz confiança. São este tipo de jogos que fazem com que esta juventude cresça e dê assas à sua liberdade criativa e dê passos seguros em direcção ao que pretendemos enquanto equipa e penso que e nossa evolução está a ser clara», conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário